Passeando pelos sites de notícias me deparei com um fato que me deixou  muito entristecida: a morte de um adolescente durante a prática de atividade física no último dia 10.

 

ð  Adolescente de 15 anos morre durante série de musculação em academia de BH”;

ð   “Adolescente de 15 anos morre em academia do Bairro Prado”;

ð   “Adolescente tem parada cardíaca e morre em academia do Prado;

ð  “Adolescente morre após ter parada cardíaca em academia de BH”.

 

De acordo com o que foi noticiado, Luis Gustavo Nogueira, 15 anos, já tinha o hábito de fazer atividade física e estava matriculado na academia de ginástica que frequentava no bairro Prado - BH, há pouco mais de um mês. Tinha feito a avaliação física devidamente e não houve a necessidade de solicitar um atestado médico, devido ao fato do aluno não apresentar qualquer suspeita ou alteração cardíaca durante os testes .

 

Mas o que quero chamar a atenção aqui não é se a academia em que ocorreu a morte de Luis, tem culpa ou não no ocorrido. Mesmo porque tudo tem que ser investigado. O que quero frisar aqui são alguns detalhes que temos que estar atentos quando vamos nos inscrever em alguma academia.  

 

Infelizmente, muitas pessoas ao optarem em fazer atividade física em academias, acham que estão indo à feira onde o que prevalece é, apenas, a aparência das frutas, verduras e legumes. Por falta de informação, ficam à mercê do “achismo”, a fim de carregar o título “eu faço academia!”. Existem ainda aquelas que escondem dos profissionais de educação física que tomam remédios para pressão, ou que possuem alguma lesão, etc. 


Agora me respondam: Isso tudo a troque de quê?


 Por conta disso, colocam suas vidas em risco e a entregam a “pseudos” profissionais que estão ali apenas para ganhar dinheiro. Infelizmente, até que se prove o contrário, foi uma fatalidade que aconteceu com o adolescente, mas vale o alerta.

 

Fatores Determinantes:

 

1. Todos os profissionais possuem o registro do CREF – Conselho Regional De Educação Física?


Imagem da internet

2.    A avaliação física é um fator determinante para que o aluno se inscreva?


Imagem da internet

3.  Todos os profissionais são aptos a darem aulas em “academias”?  Ou seja: Todos possuem Bacharelado? (De acordo com o CONFEF – Conselho Federal De Educação Física, “Para o LICENCIADO é exclusividade atuar especificamente na componente curricular Educação Física na educação básica, e ao BACHARELADO é impossibilitada a atuação docente na educação básica”. Traduzinho, Bacharel é apto para em um campo de atuação muito mais extenso: ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes... E o Licenciado poderá atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica.

Imagem da internet

4.    A academia tem o espaço ideal para os tipos de exercícios e maquinários que ela oferece?
Imagem da internet

5.  Os profissionais estão sempre atentos aos alunos, ou vivem de bate papo em pequenos grupos (o que é muito comum)?


Imagem da internet

6.    O preço condiz com os serviços prestados?
Imagem da internet

7.    Os equipamentos estão em bom estado de conservação?
Imagem da internet

8.    A academia como um todo está sempre limpa?


Imagem da internet

9.    A academia permite que os alunos treinem com trajes inadequados?


Imagem da internet


10.  A academia é possui o Certificado de Registro de Pessoa Jurídica no CREF?


Imagem da internet

 

 

Seja criterioso! Atente-se para as possíveis questões que podem colaborar para o seu bem estar ou acabar de vez com você.