Desde sempre ouvia falar que a "tal" tapioca tinha um sabor muito gostoso. Quando assistia as matérias de culinária sobre ela, achava que a danada deveria ter um gosto de "nada". Sabe gosto de nada? Era mais ou menos assim que eu pensava. Até que um dia, uma amiga de infância me ofereceu tapioca com frango desfiado. Hummm...  simplesmente divina!

A partir daí, comecei a me interessar pelos benefícios que tapioca poderia causar durante todo o meu processo de emagrecimento. Apesar de ser um alimento tradicional das regiões do norte e nordeste do Brasil, ficou muito fácil de encontrar sua goma nos supermercados. Em Belo Horizonte, é possível comprar 500g, por R$5,98, ou 1 kg por R$9,98.

Sobre a Tapioca

A farinha de tapioca é feita à base da fécula extraída da mandioca e pode ser substituída nas principais refeições, tanto com alimentos de sal, como os de doce. No café da manhã, almoço ou jantar, ela pode ser feita com queijo cottage, presunto de peru, geleia de frutas,banana, ovos mexidos, atum light  ou até mesmo, com tomates.

Imagens da Internet


Mas atenção! Como  tudo na dieta tem que ser apreciado com moderação, com a tapioca não é diferente. O excesso de consumo sempre atrapalha. Por conter pouca quantidade de fibra, o ideal é que seja acrescentado:  gergelim, aveia, linhaça e, até mesmo, chia durante a preparação.

Como preparar

Imagens da Internet

Esquente uma frigideira antiaderente pequena e coloque duas colheres de sopa em uma peneira.  Espalhe a goma já hidratada (essas de supermercado mesmo), até cobrir todo o fundo. Doure dos dois lados, coloque o recheio sobre a massa ainda quente e dobre. Sirva e aprecie com moderação.

Anote aí os benefícios:


ð Não contém Glúten;
ð É uma grande aliada das dietas;
ð Substitui o pão branco;
ð Tem pouca caloria;
ð Baixo teor de sódio;
ð É prática e versátil.