Você é uma pessoa que sobrevive à base de desculpas? Sim ou não? E quando o assunto é atividade física? Vou citar algumas afirmações que a maioria das pessoas dizem e veja se você se encaixa em uma delas.  Se sim, tenha certeza que você faz parte do clube dos "desculpeiros".

  1. "Não malho por falta de tempo";
  2.  "Não gasto dinheiro para fazer exercício";
  3. "Se eu fosse mais novo(a) até que malhava";
  4.  "Se eu tivesse companhia, até que eu malharia";
  5.   "Morro de preguiça de malhar";
  6.  "Tenho medo de me lesionar durante a atividade física";
  7.  "Não existe nenhuma atividade que me agrade";
  8. "Não tenho com quem deixar meus filhos";
  9. "Os exercícios são sempre iguais";
  10.  "Não começo, pois sei que vou desistir".

E aí? Se identificou? Alguma vez você parou para pensar que as vezes tudo o que você precisa é dar apenas o primeiro passo? Sobre as desculpas é extremamente normal. Acontece em todas as áreas da vida e, se tratando de sedentarismo, muito mais. Falo isso por que varias vezes me pego dando uma desculpinha aqui, outra acolá...

Porém, a maioria das desculpas  surgem  por que não conhecemos a fundo o assunto na qual estamos buscando justificativas negativas. Vou contar uma experiência que ocorreu comigo. Certa vez, uma amiga me perguntou se eu iria fazer um determinado exercício na academia. Eu estava com tanta preguiça de terminar a minha ficha de malhação que logo respondi: "Não vou fazer por que o meu joelho está doendo e pode sobrecarregá-lo". Ela simplesmente riu da minha cara e disse: "Seu joelho dói quando você malha o braço e sentada? Como assim?" Obviamente eu morri de vergonha, pois ela estava falando de uma atividade que nada tinha haver com as pernas e joelho (rsrsrs....).

Esta semana li a seguinte frase: Siga em frente e enfrente". E eu vou dizer uma coisa para vocês: como isso me motivou! As vezes nós queremos ter o corpo de fulano, a saúde, notoriedade, dinheiro e disposição de sicrano, mas não queremos ter o mesmo compromisso que essas pessoas têm.


video
Academia Emforma- Arquivo Pessoal


A partir do momento  que eu descobri que precisava de algo mais para me motivar durante a atividade física, que fazer apenas musculação não estava me deixando totalmente satisfeita e que a qualquer momento eu iria jogar a toalha,  eu busquei  uma outra academia que me desse mais opções de atividades.  Tenho algo a reclamar da anterior? De maneira alguma. Mesmo por que foi lá que eu perdi os quilos iniciais. Só que agora meu foco é outro.

Agora terei  um leque atividades para fazer: hidro, aulas coletivas, etc. E você? Qual é a sua desculpa?   Hoje por exemplo foi meu segundo dia de treino na academia nova. E vou confessar, o clima novo me deixou bem motivada. Fica a dica, se precisar mude, mas não desista nunca!

Arquivo Pessoal - Academia Emforma


Academia Emforma - Erickson Coach & Eu (Arquivo Pessoal)

Academia Emforma- Erickson Coach & Eu (Arquivo Pessoal)

Ahhh! E  sobre as afirmações acima citadas, vou te dar uma resposta para cada uma delas. A parti daí cabe a você escolher qual decisão tomar:


  1. Você tem 24h do dia para se programar. 30 minutos de caminhada na rua / praça ou esteira, já é um grande passo na mudança de vida;
  2. Quem foi que disse que para fazer atividade física tem que ter gastos?  Suba escadas, ande na rua, corra no seu condomínio.... tudo isso gratuitamente!
  3. Para nossa surpresa, essa semana uma senhora de 105 anos foi personagem de uma matéria radical. Confira aqui
  4. Nada mais gostoso que aula coletiva. Já pensou em Zumba, RPM, Hidro... Melhor lugar para se fazer amizade;
  5.  Faça aulas experimentais e ali descubra o que mais te atrai. Te garanto que nem em dias de chuva, você vai faltar;
  6. Nada melhor que você malhar em uma academia séria que trabalha com profissionais qualificados. Eles te orientarão de forma que você não se lesione;
  7. Nada neste mundo passa sem despercebido. Alguma coisa vai te agradar. Visite as academias e procure saber das modalidades oferecidas. Assista as aulas e depois me conta se não mudou de ideia;
  8.  Como eu disse, há algumas academias com espaço kids.  A academia Emforma é uma. Clique aqui .
  9. Você está enganado(a), pois existem academias que trabalham com mais de 20 modalidades esportivas. Pesquisa aí.
  10.  Antes de pensar em desistir saiba que você é detentor dos seu sonhos. Faça a sua parte que os resultados virão.