O  post de hoje vem com um desafio para você. Vamos lá! Conjugue o verbo "Procrastinar. Difícil não é? Então vou ser mais maleável. Conjugue o verbo "adiar". Vamos lá: Eu adio, Tu adias, Ele adia. Nós adiamos, Vós adieis, Eles adiam.

Sim, procrastinar é simplesmente o hábito de ficar adiando uma ação. Quem aqui nunca fez isso? Ou melhor, quem aqui não tem este hábito? O famoso ditado: "Não deixe para a amanhã o que se pode fazer hoje", não passa de falácia!  Por escolha própria, deixamos de fazer algo relevante para fazermos o que pode esperar.

Imagem da internet
E isso vale para tudo na vida. Há  pessoas que têm o hábito de adiar sonhos. Dos menores até os mais "complexos", mas não impossíveis de se  realizar. Vamos aos exemplos.

(*) Você é capaz de deixar de estudar para uma prova  de um concurso hoje, porque a prova é somente para  daqui  três meses;

 (*) Você precisa emagrecer, mas não vai à academia hoje, porque  a semana tem sete dias e você se propôs a malhar apenas três vezes na semana. E hoje ainda é segunda;

E assim, a vida vai seguindo e seus sonhos vão ficando de lado. Até chegar o momento em que algum deles não podem ser mais realizados, porque a época "certa" passou.  Daí, mais uma vez, você ficou apenas nos planos. Planos estes que não saíram do papel.

Pesado né? Mas infelizmente  é uma realidade muito presente no nosso dia a dia. Eu por exemplo, se não tivesse adiado tanto  emagrecer de forma saudável, talvez eu não teria chegado aos 110kg. Por conta disso, hoje luto diariamente para combater a  compulsão por comida. O que não é fácil. E creio que nunca será, porque é um vício.

Há quem diga que  só procrastinamos  quando temos o DEVER  de fazer alguma coisa. Eu já me arrisco a dizer que é para  fazemos tudo na vida. As vezes deixamos de dizer eu te amo hoje, porque acreditamos que ainda teremos tempo para fazê-lo. Porém, existem ocasiões que acaba sendo tarde demais.

Por Que Será Que Procrastinamos?

(*) Porque, infelizmente, gostamos do que vem fácil;

(*) Queremos resultados imediatistas (como emagrecer, por exemplo);

(*) Temos medo de alguma coisa ( de críticas, de dar errado,  de passar ridículo)...

Afinal, Existe Alguma Forma De Combatermos O Hábito De Procrastinar? 

A boa notícia é que sim! Porém,  trata-se de um exercício diário. Anote aí:

(1) Enumere suas tarefas diárias por ordem de prioridades. Seja sincero consigo mesmo;

(2) Estabeleça prazos reais a serem cumpridos;

(3) Identifique qual ou quais os horários do dia você mais "funciona". Ou seja, tem mais disposição para realizar suas tarefas;

(4) Faça  as coisas indiferente de ter deixado outras para trás. Lembre-se que você está trabalhando  para mudar.

Imagem da internet
De todo  ♥ desejo que este post tenha lhe ajudado de alguma forma. E mais uma vez reforço: não sou profissional na área. Tudo o que escrevo é baseado na minha vida. E os resultados  que obtenho, são de experiências vividas nas sessões de coach, por exemplo.

Grande beijo!
  Aline Teodoro